RELATÓRIO
ANUAL
2018

INSTITUTO FEBRABAN
DE EDUCAÇÃO (INFI)
GRI 203-1 | 103-2 | 103-3: Impactos econômicos indiretos

O INFI promove a excelência, oferece conteúdos sistêmicos, cerceados pelas melhores práticas do setor bancário, em um ambiente de inovação e de busca incessante pelo desenvolvimento de pessoas

Estabelecido como um centro de conhecimento, o Instituto FEBRABAN de Educação (INFI) promove cursos de formação e especialização, bem como programas voltados ao atendimento de demandas de vários setores.

Além de cursos direcionados ao segmento bancário, o INFI oferece preparatórios para certificações específicas e conteúdo para os demais mercados, nos formatos presencial e a distância, bem como programas in company, elaborados sob medida para empresas.

O INFI atua em duas frentes de educação: corporativa e financeira. A primeira engloba a capacitação de executivos em diversas competências; e a segunda, o desenvolvimento de conteúdos e aplicativos que ajudam a população a usar conscientemente os produtos bancários, gerar poupança e evitar o superendividamento.

Ressalta-se ainda a atuação do INFI na certificação profissional de correspondentes e demais profissionais em diversas áreas, como prevenção à lavagem de dinheiro, ouvidoria, crédito rural e suitability.

Para saber mais, acesse www.infi.com.br .

Durante o ano, foram realizados cursos e treinamentos, ministrados por renomados especialistas do mercado, CEOs e executivos, sobre temas inovadores que atendem às reais necessidades de atualização profissional de colaboradores de bancos e instituições financeiras, bem como programas segmentados, voltados a gestores e líderes.

Mais de 25 mil profissionais foram capacitados em 2018, com destaque para os programas técnicos de carreira bancária, formação de lideranças, certificações e a realização de 20 Summits, os quais abordaram temas como relacionamento com clientes, blockchain, open banking e meios de pagamentos. O índice de satisfação dos participantes foi de 94%.

  • Ícone representando cédulas.
    Mais de
    25
     mil
    profissionais capacitados

O INFI oferece, por meio de programas educativos, informações didáticas sobre finanças pessoais para que os consumidores possam tomar decisões conscientes relacionadas ao uso do dinheiro, do crédito e de bens financiados.

Em 2018, destaca-se o projeto Diversidade racial, no qual 180 jovens afrodescendentes foram capacitados para o mercado de trabalho, com as certificações FBB-500 da FEBRABAN e CPA-10 da Anbima. O programa, conduzido pelo INFI, é patrocinado pelo Banco JP Morgan com apoio da Faculdade Zumbi dos Palmares.

Ressalta-se ainda que a FEBRABAN é uma das mantenedoras da Associação de Educação Financeira do Brasil, entidade que implanta os projetos da Estratégia nacional de educação financeira (Enef). Em 2018, a Federação investiu na produção de conteúdo para estudantes, capacitação para professores, além lançar um game e reformular o site Vida e Dinheiro.

  • Ícone representando cédulas.
    180
    jovens afrodescendentes capacitados

O portal Meu Bolso em Dia oferece ferramentas como o simulador de sonhos, tabelas para controlar os gastos de acordo com o público, dicas de economia, aplicativos que ajudam no planejamento financeiro e orçamentário, além de conteúdo exclusivo para empreendedores e do canal Você e o Banco, com orientações sobre o papel das instituições financeiras.

Em 2018, mais de dois milhões de usuários acessaram o portal Meu Bolso em Dia. Foram publicados 80 novos conteúdos, com destaque para assuntos ligados a limpeza do nome, imposto de renda, compras e uso do crédito, e 15 vídeos com situações do cotidiano para orientar quanto à importância do orçamento e uso dos produtos bancários.

Desde o seu lançamento, o Meu Bolso em Dia teve 17 milhões de visitantes, mais de 100 mil usuários de seus aplicativos de gestão financeira e mais de 800 mil seguidores em suas redes sociais.

  • Ícone representando cursos.
    80
    novos conteúdos
Jimbo Mobile e Meu Negócio em Dia

O software de gerenciamento de finanças pessoais Jimbo Mobile e o Meu Negócio em Dia, aplicativo disponível no Canal do Empreendedor (Meu Bolso em Dia), contaram com mais de 200 mil usuários em 2018.

  • Ícone representando cédulas.
    Mais de
    200
    mil usuários

A entidade estimula a produção de trabalhos técnicos e acadêmicos principalmente por meio da iniciativa Prêmio INFI-FEBRABAN de Economia Bancária.

O 10° Prêmio contou com mais de 60 trabalhos inscritos em três categorias: dissertações, teses e artigos acadêmicos; monografias; e categoria especial, que abordaram aspectos econômicos da atividade bancária, modelos de riscos, análise da conjuntura e produtos bancários.

O INFI oferece cursos preparatórios e certificação para diversos segmentos com o objetivo de aprimorar as competências de seus participantes.

Ao longo do ano, obtiveram certificação 15 mil pessoas, entre elas correspondentes e profissionais das áreas de ouvidoria, agronegócio e suitability, sendo esta última um produto pioneiro do setor com vistas a capacitar a rede de agências para a oferta adequada de produtos aos clientes.

O INFI, em parceria com a entidade internacional Association of Certified Anti-Money Laundering Specialists (ACAMS), mantém o curso de Capacitação e Treinamento no Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro, com certificação internacional.

Em 2018, foram capacitados e certificados na prevenção à lavagem de dinheiro mais de 100 profissionais.

Para saber mais, acesse www.certificacaofebraban.org.br.