RELATÓRIO
ANUAL
2018

governança

O modelo de governança corporativa da FEBRABAN está estruturado em princípios pautados por ética e transparência

Ícone de apoio
estrutura de governança GRI 102-18

A estrutura de governança da FEBRABAN reúne conselhos, compostos por representantes dos bancos associados e de outros setores econômicos, e diretorias formadas por profissionais que atuam em contato direto com esses segmentos.

A FEBRABAN lidera 27 comissões técnicas, das quais 16 são comissões executivas e 11 comissões setoriais, que desenvolvem estudos e atividades que orientam as práticas da entidade e de seus associados.

Esses fóruns funcionam permanentemente sob a coordenação de um diretor da entidade e de um diretor setorial, pertencentes ao quadro de funcionários de um dos associados, e são supervisionados pela Diretoria-Executiva. Além desses, há subcomissões e grupos de trabalho para exame de temas específicos com foco no aprimoramento do sistema bancário em benefício da sociedade.

Faz parte também da estrutura geral da FEBRABAN a Federação Nacional dos Bancos (FENABAN), o braço sindical do sistema financeiro, que representa os associados em todas as questões trabalhistas e nas negociações dos acordos coletivos de âmbito nacional.

As instituições integrantes dos Conselhos e da Diretoria-Executiva estão disponíveis em portal.febraban.org.br , em Nossa Estrutura.

assembleia geral
  • Máxima instância decisória, delibera sobre propostas dos órgãos de administração.
  • Formada por representantes das instituições associadas à FEBRABAN.
conselho diretor
  • Estabelece a orientação geral das atividades da FEBRABAN e sua correta execução.
  • É composto por representantes das instituições associadas, reúne o mínimo de 18 e o máximo de 30 integrantes, com mandato de três anos.
conselho consultivo
  • Manifesta-se sobre temas por convocação do seu presidente.
  • É composto por 16 conselheiros: sete do sistema bancário público e privado e nove de outros setores produtivos, da sociedade civil e com reconhecido saber em áreas de interesse da entidade, com mandato de 18 meses.
conselho fiscal
  • Examina as demonstrações financeiras, as cartas e o relatório anual de gestão.
  • Fiscaliza a gestão administrativa.
  • Acompanha a auditoria interna contratada.
  • É composto por três membros efetivos e três suplentes, com mandatos de três anos.
conselho de autorregulação
  • Possui caráter normativo e de administração do Sistema de Autorregulação Bancária.
  • Edita normativos e estabelece diretrizes, políticas, regras e procedimentos de autorregulação.
  • É composto por representantes dos bancos associados e da sociedade civil, com mandato de três anos.
diretoria-executiva
  • Cumpre as deliberações da Assembleia Geral e do Conselho Diretor e é responsável pela administração e gestão das atividades da FEBRABAN.
  • É composta por um presidente e um vice-presidente executivo, indicados pelo Conselho Diretor, bem como por até 15 diretores eleitos entre administradores estatutários das Associadas Nível I1; e por até cinco diretores representantes das Associadas Nível II2, com mandato de três anos.
1. Instituições financeiras bancárias, com atuação no território nacional.
2. Entidades financeiras ou empresas com atividade congênere ou complementar à atividade bancária.
DIRETORIAS INTERNAS
diretoria de regulação prudencial, riscos e economia
comissões
  • Ambiente de crédito
  • Gestão de riscos
  • Assuntos contábeis
  • Auditoria interna
  • Compliance
  • Negócios internacionais
  • Operações de tesouraria
  • Prevenção à lavagem de dinheiro e ao financiamento do terrorismo
diretoria de autorregulação
comissões
  • Ouvidoria e relações com clientes
  • SACs
diretoria jurídica
comissões
  • Assuntos jurídicos
  • Tributária
diretoria de relações do trabalho
comissões
  • Recursos humanos
DIRETORIA DE EVENTOS
DIRETORIA DE ADMINISTRAÇÃO, FINANÇAS E TI
DIRETORIA DE
PLANEJAMENTO
E GESTÃO
DE PROJETOS
diretoria de negócios
e operações
comissões
  • Assuntos do BNDES
  • Crédito consignado
  • Crédito rural
  • Financiamento de veículos
  • Inovação
  • Prevenção à fraude
  • Produtos bancários PF
  • Produtos bancários PJ
  • Relações com poder público
  • Segurança bancária
  • Tecnologia e automação bancária
  • Tratamento de dados
diretoria de comunicação
comissão
  • Comunicação
diretoria de sustentabilidade e marketing*
comissão
  • Responsabilidade social e sustentabilidade
* Sucedeu à Diretoria de Relações Institucionais.
Rotina de um indivíduo
comissões técnicas
  • Desenvolvem estudos e atividades, bem como encaminham soluções que envolvem demandas de seus associados e do setor financeiro nacional.
  • São compostas por comissões executivas e comissões setoriais, sob a responsabilidade, respectivamente, de um diretor da FEBRABAN e de um diretor setorial (titular e suplente).
comissões executivas
  • Ambiente de crédito
  • Assuntos jurídicos
  • Crédito consignado
  • Financiamento de veículos
  • Gestão de riscos
  • Inovação
  • Operações de tesouraria
  • Prevenção à fraude
  • Produtos bancários PF
  • Produtos bancários PJ
  • Recursos humanos
  • Relações com poder público
  • Segurança bancária
  • Tecnologia e automação bancária
  • Tratamento de dados
  • Tributária
comissões setoriais
  • Assuntos contábeis
  • Assuntos do BNDES
  • Auditoria interna
  • Compliance
  • Comunicação
  • Crédito rural
  • Negócios internacionais
  • Ouvidorias e relações com clientes
  • Prevenção à lavagem de dinheiro e ao financiamento do terrorismo
  • Responsabilidade social e sustentabilidade
  • SACs

Em 2018, a estrutura da FEBRABAN abrangia 124 funcionários CLT (61 mulheres e 63 homens, 49,18% e 50,81%, respectivamente), 100% cobertos por acordos de negociação coletiva; seis estagiários/aprendizes (duas mulheres e quatro homens), no total de 130 funcionários; além de 13 profissionais terceirizados (oito mulheres e cinco homens). GRI 102-7  | 102-8  | 102-41

Ressalta-se que também fazem parte dessa estrutura o Instituto FEBRABAN de Educação (INFI), com 16 funcionários CLT (11 mulheres e cinco homens, 69% e 31%, respectivamente); e a Central de Exposição de Derivativos (CED), com três funcionários CLT (uma mulher e dois homens, 34% e 66%, respectivamente). Todos são contratados em regime integral e 100% cobertos por acordos de negociação coletiva, bem como usufruem dos benefícios e recebem avaliação de desempenho (ver tabela completa no Anexo GRI). GRI 102-7  | 102-8  | 102-41  | 401-2  | 404-3

  • Ícone representando cédulas.
    A valorização de seu capital humano é um componente essencial para o bom desempenho organizacional da FEBRABAN

Todos os funcionários trabalham na sede da FEBRABAN em São Paulo/SP e são contratados por tempo indeterminado e em período integral. GRI 102-8

Por meio de treinamentos e programas de capacitação e avaliação de desempenho, a FEBRABAN incentiva a todos para que deem o seu melhor em suas áreas de atuação. GRI 103-2  | 103-3: Treinamento e educação

Com base nas metas estabelecidas no planejamento estratégico, o processo de análise de desempenho engloba avaliação anual, feedback informal, quando necessário, e formal, e abrange 100% dos funcionários. GRI 404-3

Todos os funcionários CLT têm à disposição um conjunto de benefícios composto por assistência médica, previdência privada complementar, seguro de vida, assistência funeral e vales (refeição, alimentação e transporte). GRI 401-2

Indivíduos responsáveis pela governança, por gênero – 2018 GRI 405-1
 TotalMulheres%Homens%
Conselho Consultivo1516,661493,33
Conselho Diretor1815,551794,44
Diretoria-Executiva1516,661493,33

Em 2018, quatro profissionais (uma mulher e três homens) da FEBRABAN usufruíram de licença-maternidade/paternidade e permaneceram no quadro de funcionários após o retorno ao trabalho. GRI 401-3

Com o objetivo de manter profissionais tecnicamente capacitados para execução de suas atividades, em 2018 foram disponibilizadas 788 horas de treinamento para os funcionários da FEBRABAN, das quais foram 330 para mulheres e 458 para homens, o que totalizou a média de 6,35 horas/funcionário. Entre os homens, a média ficou em 7,27 horas/funcionário; e entre as mulheres, em 5,41. GRI 404-1

Todos os funcionários têm acesso ao Porta RH, no qual é possível acessar dados cadastrais e consultar documentos, demonstrativos de pagamentos, informe de rendimentos, histórico salarial, entre outros. GRI 103-2  | 103-3: Emprego

Perfil do público interno – 2018 GRI 102-8
 FEBRABANINFICED
Força de trabalhoMulheresHomensMulheresHomensMulheresHomens
Funcionários CLT (trabalham em período integral)616311512
Estagiários e aprendizes (trabalham meio período ou tempo parcial)24----
Total636711512
Número de funcionários por categoria funcional e por gênero – 2018* GRI 102-8
Categoria funcionalFEBRABANINFICED 
TotalMulheres%Homens%TotalMulheres%Homens%TotalMulheres%Homens%
Diretoria1417,001393,001--1100,001--1100,00
Gerência14321,431178,571--1100,00-----
Coordenação11100,00------------
Técnico472348,942451,0611100,00--2150,00150,00
Administrativo483368,751531,25131077,00323,00-----
Total1246149,196350,81161169,00531,003134,00266,00
* Não fazem parte dessa estatística aprendizes e estagiários, pois possuem contratos temporários.
Número total e percentual de funcionários por categoria funcional e por faixa etária – 2018* GRI 405-1
Categoria funcionalFEBRABANINFICED
Abaixo de
30 anos
De 30 a
50 anos
Acima de 50 anosAbaixo de
30 anos
De 30
a 50 anos
Acima de
50 anos
Abaixo de
30 anos
De 30
a 50 anos
Acima de
50 anos
Total%Total%Total%Total%Total%Total%Total%Total%Total%
Diretoria--535,71964,29----1100,00----1100,00
Gerência--1071,43428,57----1100,00------
Coordenação--1100,00----1100,00--------
Técnico1123,403165,96510,64--1100,00----2100,00--
Administrativo1837,503062,50--758,33541,67--------
* Não fazem parte dessa estatística aprendizes e estagiários, pois possuem contratos temporários.
Número total e taxas de novas contratações de empregados e rotatividade de empregados por faixa etária e gênero – 2018* GRI 401-1
Número de funcionários contratados e taxa de novas contratações
 FEBRABAN
Faixa etáriaMulheresHomensMulheres (%)Homens (%)
Abaixo de 30 anos6746,1553,85
De 30 a 50 anos3925,0075,00
Acima de 50 anos----
Número total de funcionários desligados e taxa de rotatividade
 FEBRABAN
Faixa etáriaMulheresHomensMulheres (%)Homens (%)
Abaixo de 30 anos4357,1442,86
De 30 a 50 anos3-100,00-
Acima de 50 anos1233,3366,67
* Não fazem parte dessa estatística aprendizes e estagiários, pois possuem contratos temporários.
Observação: em 2018, para o INFI e a CED, não houve movimentação quanto ao número de contratados e/ou desligados.
Número médio de horas de treinamento por funcionário, discriminado por categoria funcional e gênero – 2018* GRI 401-1
FEBRABAN*
Horas de treinamento disponibilizadas
Categoria funcionalTotal de horas para
funcionários, por categoria funcional
Total de horas para mulheres, por categoria funcionalTotal de horas
para homens, por categoria funcional
Diretoria1384134
Gerência401228
Técnico520240280
Administrativo907416
Total788330458
* A FEBRABAN consolida os dados de horas de treinamento para funcionários CLT.
Média de horas de treinamento frequentadas
Categoria funcionalMédia de horas por
funcionário, por categoria funcional
Média de horas
para mulheres
Média de horas
para homens
Diretoria14,314,0010,31
Gerência6,554,002,55
Técnico22,1010,4311,67
Administrativo3,312,241,07
Total6,355,417,27
INFI*
 Horas de treinamento disponibilizadasMédia de horas de treinamento frequentadas
Categoria funcionalTotal de horas para funcionáriosTotal de horas para mulheres, por categoria funcionalMédia de horas por funcionário, por categoria funcionalMédia de horas para mulheres
Gerência----
Gerência----
Técnico----
Administrativo880,890,73
Total880,890,73
* O INFI consolida os dados de horas de treinamento para funcionários CLT.
Observação: em 2018, não participaram funcionários homens.

A FEBRABAN ocupa três andares de um edifício com 2.190 m² de área útil e adota medidas de ecoeficiência em suas dependências a fim de otimizar o uso de água, energia, papel, entre outros.

Ressalta-se que a FEBRABAN realiza análise mensal do consumo de energia e, periodicamente, promove ações para sua redução. A maior parte dos gastos em energia elétrica é referente ao uso de ar-condicionado para abastecer as estações de trabalho e as salas de reuniões.

Em 2018, houve substituição de 708 lâmpadas fluorescentes (do total de 1.288) por dispositivos de LED. Para o próximo ano, está prevista a troca das unidades restantes, conforme demanda.

Em busca da modernização e redução no consumo de energia elétrica, o condomínio onde a FEBRABAN está localizada instalou 118 painéis fotovoltaicos em sua cobertura para atender a todas as demandas de áreas comuns. Desde o mês de agosto de 2018, vem sendo utilizada a energia solar. GRI 302-4

Em 2018, o consumo interno de energia aumentou mais de 50%, devido à instalação do sistema de ar-condicionado no ano anterior, com alta disponibilidade para operação ininterrupta dos servidores (24x7). GRI 302-4

  • Ícone representando cédulas.
    A FEBRABAN busca constantemente a modernização e o uso eficiente de recursos

Consumo de energia (GJ) GRI 302-1

Grafico

Para melhor gestão de recursos, a FEBRABAN também passou a contabilizar o consumo de combustível dos dois automóveis de propriedade da empresa. Em 2018, foram 1.631,70 litros de gasolina (52,58 GJ), ante 1.575,84 (50,77 GJ) no ano anterior. GRI 102-48  | 302-1

Com a instalação de medidores independentes de água em cada andar no ano anterior, foi possível também fazer o acompanhamento do consumo.

Em relação ao descarte correto de materiais, em 2018, a FEBRABAN destinou mídias digitais (fitas, CDs, DVDs) de forma segura e ecologicamente correta por meio de uma empresa especializada.

A FEBRABAN também deu continuidade ao projeto de otimização da produção documental e orientação aos usuários na identificação dos documentos de valor legal e/ou histórico que justifique seu arquivamento, de forma a contribuir para um desenvolvimento sustentável.

Nesse sentido, destacam-se as publicações: Política de gestão documental, Plano de classificação de documentos, Tabela de temporalidade documental e Manual de gestão de documentos, e Planejamento de projeto de automação do processo de recepção e distribuição de correspondência e do processo de produção e gestão contratual.

As medidas adotadas visam à eficiência administrativa, à redução de custos e à preservação da memória institucional. A racionalização da produção documental contribui para a redução de impressões e cópias em papel e diminui o impacto ambiental.

Vale mencionar ainda que, no mês de abril do ano anterior, foi implantado um moderno sistema que permite a realização de videoconferências, audioconferências e webconferências da própria estação do usuário, o que gera redução de tempo, de custos de deslocamento e de recursos, além de proporcionar maior participação nas reuniões.

Em 2018, foram realizadas 1.560 videoconferências (ante 761 no ano anterior) e 1.316 audioconferências e webconferências (ante 754 no ano anterior).

Outra iniciativa que visa diminuir custos e impactos ambientais é o transporte compartilhado de malotes. Em 2018, com as várias melhorias realizadas (incorporação de método de precificação automática com base em abertura/fechamento de pontos e alteração de frequência, revisão da divisão geográfica, baseada nas localizações das rodovias, e rastreabilidade total dos malotes transportados), houve redução de custos de R$ 10,2 milhões (6,3%).